sexta-feira, 30 de maio de 2008

Rubem Alves

Queridos leitores,

Estava buscando no youtube algum vídeo sobre a Escola da Ponte (vou visitar a escola na próxima semana, contarei as novidades de lá no próximo tópico) e encontrei por acaso essa pérola: uma entrevista com o Rubem Alves no programa da Ana Maria Braga.
As palavras do escritor, educador e psicanalista (não necessariamente nessa ordem!) Rubem Alves são ótimas e fiquei com muita vontade de compartilhar com vocês. Abaixo envio os links (está dividido em duas partes de uns 9 minutos cada). Vale a pena assistir e depois podemos discutir sobre as idéias dele.
Minha opinião: concordo com muita coisa que ele fala e acho que sempre que tver a oportunidade mostrarei esse vídeo para os meus orientandos (tanto da orientação quanto da re-orientação vocacional). Por outro lado, acho que a mentalidade das pessoas ainda tem que mudar para que isto tudo seja mesmo verdade...
Bom, assistam:

http://www.youtube.com/watch?v=xn9iGOKEC9c&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=kDGQYeBVjlk&feature=related

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Orientação profissional x Psicoterapia

Como saber quando optar pela orientação profissional ou pela psicoterapia???

A orientação profissional consiste num processo mais focado, com um número de sessões predefenido. Ainda que este tipo de intervenção acabe ajudando a pessoa a nível pessoal, o foco principal será sempre na escolha profissional (ou na "re-escolha" profissional).

Já a psicoterapia é um processo mais amplo, no qual são abordadas várias questões, de acordo com a demanda de cada pessoa. Assim, um processo de psicoterapia tradicional não irá ajudar diretamente a resolver a problemática vocacional.

Por outro lado, pode acontecer da pessoa não estar conseguindo fazer uma escolha profissional por causa de uma questão emocional, ou até mesmo familiar. Nesse caso, a psicoterapia pode também ser muito útil, pois pode aprofundar esses problemas, auxiliando o processo vocacional.

Ficou com alguma dúvida?
Me escreva!