terça-feira, 28 de outubro de 2008

Orientação vocacional: campo promissor

Na revista Megazine do Jornal O Globo de hoje (clique aqui para ler a reportagem na íntegra), na seção "Voz da Experiência", a psicóloga Rita Manso fala sobre a profissão e destaca a orientação vocacional como uma das áreas mais promissoras da Psicologia. Segundo a psicóloga: "O profissional que trabalha com orientação vocacional tem sido muito procurado. Os adolescentes estão em busca de alguém que os ajude a tomar decisões sobre o que vão fazer, que carreira seguir".

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

"Profissões ou ocupações?"

Esse é o título do artigo assinado por Roberto Macedo no Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, no último domingo dia 28/09/08.
Achei bastante pertinente o esclarecimento, afinal, sempre nos confundimos...
Segundo Macedo: "Na sua essência, a profissão é um atributo da pessoa. Usualmente, ela escolhe um curso que em princípio a credencia para exercer determinada profissão, a que consta de seu diploma. (...) Já a caracterização de uma ocupação é indissoluvelmente ligada àquilo que a pessoa de fato faz, dependente ou independentemente da profissão, e seja por conta própria ou como empregada".
Para ficar mais claro, uma pessoa pode ser formada em jornalismo (essa é sua profissão) e ter como ocupação webmarketing (atividade exercida pela pessoa).
Que tiver curiosidade de conhecer a Classificação Brasileira de Ocupações é só acessar o site http://www.metcob.gov.br