quinta-feira, 14 de maio de 2009

Novo ENEM...

Esse tema está na mídia e "martelando" a cabeça de muita gente, principalmente dos jovens que vão prestar a prova esse ano e serão, de alguma forma, cobaias desse novo método de seleção nas universidades do país.
Não quero hoje colocar em questão a eficácia ou validade desse novo ENEM. O que me chamou a atenção foi a alteração do conteúdo curricular do Ensino Médio para dar conta da nova prova.
Diz o ministro da Educação Fernando Haddad no site G1 - Globo.com (clique aqui para ler a reportagem): "Não se trata de esvaziar o ensino médio dos conteúdos, mas abordá-los de forma a privilegiar a capacidade de raciocínio, de integração das áreas (...) Se um aluno compreende um fenômeno da natureza, sabe do que se trata, mas se esqueceu a fórmula que é geralmente decorada, ele vai conseguir por outros meios chegar à resposta correta. A ênfase deixa de ser a memorização para a capacidade de compreensão dos fenômenos da natureza, ou da história, ou da geografia ”.
Acredito que, se de fato o currículo mudar, no sentido de fazer o aluno pensar, refletir mais do que decorar o conteúdo, teremos aí uma "revolução" na educação de nível médio, que nesse caso só virá a contribuir para uma formação menos limitada de nossos jovens.