quinta-feira, 17 de abril de 2008

Psicologia como disciplina no Ensino Médio

Veja as razões da Psicologia para formação do cidadão no Ensino Médio:

1. A Psicologia, enquanto ciência, apresenta um conjunto de teorias e estudos contemporâneos voltados para uma formação humanizadora do jovem.
2. Os estudos da Psicologia permitem uma relevante leitura das relações sociais e culturais na constituição dos sujeitos sociais.
3. A Psicologia possibilita que o jovem compreenda os fatores constitutivos da subjetividade humana, do desenvolvimento da personalidade, da vida comunitária e das novas organizações familiares.
4.A Psicologia tem contribuições específicas a dar como disciplina ao discutir temas como direitos humanos, humilhação social, preconceitos, processos de desenvolvimento e da aprendizagem.
5. A Psicologia utiliza-se de metodologias interativas e compreensivas de maneira a permitir que os conteúdos tenham sentido e significado para o aluno que deles se apropria.
6. A Psicologia possibilita o uso de estratégias de aprendizagem e de auto-monitoramento do estudo cujo objetivo é o desenvolvimento de autonomia e da aprendizagem auto-regulada.
7. O número de professores licenciados no Brasil, habilitados para ministrar a Psicologia, é suficiente para atender à demanda das escolas de Ensino Médio do País.
8. A Psicologia contribui de forma direta para a concretização dos objetivos do ensino médio estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB favorecendo a construção de sujeitos autônomos e democráticos.Apóie esta luta!

Senadores e Deputados solicitamos a inclusão da Psicologia como disciplina no Ensino Médio nos

Projetos de Lei que tramitam na Câmara e no Senado, tais como:
PL 1641/2003Autor: Dep. José de Ribamar Costa Alves - PSB/MA.Ementa: Altera dispositivos do art. 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
PLC 004/2008Relator: Senador Valter Pereira - PMDB/MS.

Quem estiver interessado em apoiar essa causa, entre no site http://www.pol.org.br/main/oito_motivos.cfm#

Além de ser importante para a formação dos jovens, a aprovação dessa lei irá gerar emprego para os psicólogos.
Sabemos que essas leis demoram... mas temos que fazer alguma coisa pela Educação em nosso país!

10 comentários:

Anônimo disse...

Ei Elisa...passei pelo seu blog e achei interessante, vou visitá-lo depois com calma...abs, Janaina

Isabella Zappa disse...

Concordo com essa proposta. Assim como já temos filosofia e sociologia, deveríamos ter o ensino da psicologia. Ela nos ajuda a nos entender e entender os que estão ao nosso redor, além de tirar o preconceito que muitas pessoas tem de que a terapia é para pessoas com problemas mentais. Adorei o movimento!
bjs

Anônimo disse...

Maria Elisa já votei. Sou totalmente a favor. Quem me dera que na minha época já tivesse essa matéria...
A Orientação Vocacional entraria nessa aula?
Nadiege

Anônimo disse...

Maria Elisa, acabei de votar, pois concordo plenamente com a proposta. Parabéns por sua iniciativa de colocar essa informação no seu blog que está cada dia melhor.

Anônimo disse...

Maria Elisa, considero que é importante a inclusão, no Ensino Médio, da disciplina Psicologia, que adequada ao público a que se destina, contribuirá para a formação mais abrangente. Trará grande contribuição para os jovens. Já votei. Abraços, Sérgio

Anônimo disse...

Gostaria de votar, pois acredito ser um espaço importante e socialmente útil para a atuação dos psicólogos, mas não consegui acesso através do link...

Unknown disse...

OLá Elisa,
Bom inicialmente eu queria agradecer por vc ter me visitado no www.refletindopsi.blogspot.com

Em segundo lugar, especificamente sobre esta questão, tenho uma aluna que também é psicóloga e esteve a coisa de 2 ou 3 semanas no encontro que aconteceu na UFF sobre este tema. Bom, resumindo a coisa ela me contou que o pessoal aqui no RJ é contrário ao ensino de Psi nas escolas. Você acompanhou esta discussão? Um grande abraço,
Marcos

Anônimo disse...

Sou totalmente a favor do ensino de Psico no ensino médio, mas tenho uma preocupação:
com a grade horária pequena (já que as outras terão mais peso nos vestibulares) ou mesmo com tempo normal, quais os conteúdos que serão escolhidos para serem ministrados?
A briga entre as abordagens é tão grande, o nível teria que ser superficial pra dar conta de tanto conteúdo, quais autores seriam considerados indispensáveis de se ensinar? Ou escolhe um só por ano, pra poder aprofundar mais? Mas aí vem a disputa de abordagens...

Ou o conteúdo seria mais vivencial, dinâmicas que favoreçam o amadurecimento do adolescente? Não creio que vá pra esse lado, acho que será mais didático mesmo.

De qualquer forma, creio que o debate que isso suscita é enriquecedor. O que vcs acham?

Abs,
Adriana.

Elisa Almeida disse...

Oi Adriana,
Acho que você tocou num tópico importante que é o conteúdo que seria ensinado nessa disciiplina. Acredito que o objetivo não seja mesmo aprofundar teorias da Psicologia. Eu acho que a inserção da Psicologia no Ensino Médio poderia funcionar no sentido de abrir um espaço para determinadas discussões a respeito da subjetividade, da formação do indíviduo e do cidadão, espaço esse que as escolas não costumam proporcionar, justamente por dar ênfase a conteúdos técnicos (leia-se: aquilo que cai no vestibular). Quanto às teorias utilizadas como pano de fundo, acho que você tem razão, isso pode criar controvérsias... Pelo que pesquisei ainda não há um consenso acerca do conteúdo que seria ministrado na disciplina. Abrirei um novo tópico aqui no blog para continuarmos essa discussão que está despertando a atenção de muita gente.
Obrigada pela visita e pelo comentário, Elisa

Anônimo disse...

necessario verificar:)