sábado, 22 de março de 2008

Adolescência

Dica: acaba de sair um livro publicado pela Publifolha chamado "A adolescência". Escrito pelo psicólogo e psicanalista Contardo Calligaris, o livro busca discutir a adolescência na sociedade atual.
"Com seu texto leve, didático e simples, Calligaris ajuda assim o leitor a decifrar, além da mística que envolve este fenômeno, seus problemas intrínsecos e aparentemente insolúveis" (trecho retirado do site http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351920.shtml, onde também se pode ler o primeiro capítulo do livro, que está à venda nas "melhores livarias").
Acho que deve ser interessante, mas, obviamente, ainda não li porque não vende aqui. Quando chegar eu leio e comento, por enquanto fica aí a dica para aqueles que querem saber mais sobre essa fase da vida.

domingo, 9 de março de 2008

Para escolher uma profissão...

Como já foi dito por aqui, escolher uma profissão implica diversos fatores e há muitos aspectos que podem influenciar nesse processo.
Essa semana, ao trabalhar com um grupo de orientandas, fiquei pensando o quão importante é para um adolescente poder discriminar os seus interesses pessoais dos interesses profissionais. Explico: por vezes gostamos de muitas coisas, tocar violão, fazer esportes, desenhar, viajar, estar com animais... mas dentre tudo isso, em que eu me vejo trabalhando?
Muitos adolescentes dizem que gostam de tanta coisa que não fazem idéia da profissão que querem seguir... mas o que te interessa em relação a trabalho? O que você quer ter como hobby e com o que você quer lidar no dia-a-dia da sua profissão?
Essa é uma questão importante a ser trabalhada; para parar e refletir.