quinta-feira, 17 de abril de 2008

Psicologia como disciplina no Ensino Médio

Veja as razões da Psicologia para formação do cidadão no Ensino Médio:

1. A Psicologia, enquanto ciência, apresenta um conjunto de teorias e estudos contemporâneos voltados para uma formação humanizadora do jovem.
2. Os estudos da Psicologia permitem uma relevante leitura das relações sociais e culturais na constituição dos sujeitos sociais.
3. A Psicologia possibilita que o jovem compreenda os fatores constitutivos da subjetividade humana, do desenvolvimento da personalidade, da vida comunitária e das novas organizações familiares.
4.A Psicologia tem contribuições específicas a dar como disciplina ao discutir temas como direitos humanos, humilhação social, preconceitos, processos de desenvolvimento e da aprendizagem.
5. A Psicologia utiliza-se de metodologias interativas e compreensivas de maneira a permitir que os conteúdos tenham sentido e significado para o aluno que deles se apropria.
6. A Psicologia possibilita o uso de estratégias de aprendizagem e de auto-monitoramento do estudo cujo objetivo é o desenvolvimento de autonomia e da aprendizagem auto-regulada.
7. O número de professores licenciados no Brasil, habilitados para ministrar a Psicologia, é suficiente para atender à demanda das escolas de Ensino Médio do País.
8. A Psicologia contribui de forma direta para a concretização dos objetivos do ensino médio estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB favorecendo a construção de sujeitos autônomos e democráticos.Apóie esta luta!

Senadores e Deputados solicitamos a inclusão da Psicologia como disciplina no Ensino Médio nos

Projetos de Lei que tramitam na Câmara e no Senado, tais como:
PL 1641/2003Autor: Dep. José de Ribamar Costa Alves - PSB/MA.Ementa: Altera dispositivos do art. 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
PLC 004/2008Relator: Senador Valter Pereira - PMDB/MS.

Quem estiver interessado em apoiar essa causa, entre no site http://www.pol.org.br/main/oito_motivos.cfm#

Além de ser importante para a formação dos jovens, a aprovação dessa lei irá gerar emprego para os psicólogos.
Sabemos que essas leis demoram... mas temos que fazer alguma coisa pela Educação em nosso país!

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Espaço aberto

Pessoal, o espaço do blog é para todos, tanto para aqueles que ainda não escolheram uma profissão e estão meio perdidos, como para aqueles que já têm sua profissão e têm interesse nas temáticas, quanto para os profissionais da área... (ou para quem não se encaixa em nenhuma dessas categorias, também é bem-vindo).
A idéia é poder estabelecer uma troca entre esse público "democrático", por isso não se acanhem em deixar um comentário, dividir suas experiências, tirar dúvidas ou sugerir conteúdos.
Eu ando meio enrolada com a tese, mas não quero deixar de lado esse espaço que criei e que curto renovar.
Tenho recebido através do e-mail algumas dúvidas e acho que podemos tentar colocar aqui, pois às vezes a sua dúvida ou a sua curiosidade pode também ser a do outro.
Por isso estão abertas as portas!