quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Sobre orientação profissional...

Eu já estava com vontade de começar escrevendo sobre meu tema favorito, objeto de estudo e de trabalho. Mas estava sem inspiração. Até que hoje recebi por e-mail uma entrevista da Ingrid Canedo (professora e amiga) que me ajudou a refletir e me inspirar. Não deixem de ler a entrevista que está em http://www.grupolet.com/noticias_20070910_orientacao.asp

Hoje em dia a idéia de responder alguns testes e descobrir a sua aptidão para determinada profissão ou determinada área, já vem sendo substituída por uma noção de processo de orientação, no qual, ao invés da pessoa receber respostas prontas a respeito do que ela deve fazer da sua vida, ela vai se informando para fazer a sua própria escola.
Mas como?
Através de técnicas que levam a pessoa a se conhecer melhor (autoconhecimento), a conhecer suas caracteristicas pessoais, seus interesses, suas influências familiares (sim,a família de um jeito ou de outro está sempre presente, falaremos um pouco mais sobre isso mais à frente...) e também a conhecer mais sobre as profissões e cursos que existem disponíveis no mercado.

Na minha opinião, esse tipo de trabalho deve começar logo no início da adolescência, pois o jovem tem o direito de ser informado sobre o mercado de trabalho e de se autoconhecer. Ih, esse papo vai render...

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Elisa, sucesso no seu blog! Você acha que os pais, antes da adolescência dos filhos, devem preparar os filhos para seus trabalhos futuros, isto é, sempre que houver uma oportunidade irem falando sobre as profissões? Não seria interessante a existência de um resumo das principais profissões, dividida por setores? Geólogos descobrem,, pesquisam e extraem minerais. Engenheiros, suas aplicações. No mesmo segmento há cadeias de trabalhos. Acho importante tabular e pesquisar possibilidades de trabalho, além dos clássicos com direito, embora neste também haja diversas especializações. Sempre ouvimos que o Brasil carece de mão-de-obra diferenciada. O País tem vocação mineral fantástica: minérios e petróleo, setores onde há muitas oportunidades.Dizem que em cinco anos o Estado do Pará será como Minas Gerais, com o crescimento da exploração de recuros minerais.

Anônimo disse...

Oi querida!
Q legal! Adorei a idéia!
Parabens!
Grande beijo!

Mariana Junqueira disse...

É verdade Lisa, a família tem um papel fundamental na hora da decisão da escolha da carreira de um jovem. Em geral, são em nossos pais que nos identificamos, admiramos ou não, a carreira que seguiram. Acredito que a família é o exemplo. A família é a refência mas é bem verdade que tudo irá depender do tipo de reação o jovem tem com sua família. :)_ Beijos querida e muito sucesso para você!!

Mariana Junqueira disse...

Corrigindo: não é "reação" e sim "relação"...


A família é a refência mas é bem verdade que tudo irá depender do tipo de relação...