segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Mudando de assunto...

Sei que todos estão acostumados a ler aqui no blog sobre orientação e etc.
No entanto, queria falar sobre um programa que vi ontem (Oprah Winfrey, sim aqui também passa, e era domingo à noite...) em que o tema era "O Segredo". Acho que muitos já ouviram falar sobre isso, ou viram o filme, ou leram o livro... enfim, resumindo fala sobre as leis da atração, que o que você deseja você consegue, basta pensar positivo e o que você emana ao mundo, vem de volta para você. Por exemplo, se você, de alguma maneira, propaga o bem, isso volta para você.
Já existe muita polêmica sobre isso, uns dizem que é auto-ajuda barata, outros dizem que mudou suas vidas. O meu objetivo não é dar asas a essa polêmica... bem, onde quero chegar? Ontem no programa um dos convidados falava sobre "o que se quer da vida" (chamarei aqui de projeto de vida). Muitas pessoas não sabem o que querem, pelo contrário, sabem o que não querem e assim vão vivendo na "negativa" - não quero ser pobre, não quer ser fracassado...
Por que será que para tanta gente é tão difícil traçar um projeto de vida? Aparentemente parece tão óbvio saber o que quero, mas muitos não sabem, ou não entram em contato com o que querem e ficam paralisados, impedidos de andar para frente.
Quando se traça um projeto de vida (e esse incentivo pode começar desde cedo), com certeza fica mais fácil de acreditar no seu potencial e alcançar o que quer.
Tudo isso me faz lembrar as palavras de Raul Seixas:
"Tente, basta ser sincero e desejar profundo
você será capaz de sacudir o mundo,
vai, tente outra vez."

4 comentários:

Ricardo Carneiro disse...

Elisa, a minha interpretação baseada no seu texto: viver na negativa - não quero isso, não quero aquilo - é desejar.
Traçar um projeto de vida - ter objetivos - tem que no mínimo fazer o que Raul Seixas musicou, tentar.

Anônimo disse...

Concordo com você que o incentivo para criar um projeto de vida pode começar bem cedo, com os pais atentos em apresentar aos filhos respostas desde seus primeiros questionamentos...

Anônimo disse...

Por que é tão difícil traçar um projeto de vida? Talvez porque as pessoas não se voltem para si mesmas para descobrirem seus anseios, sua potencialidade. Ao invés disso, olham para fora: "o que farei para ser bem sucedido? O que está dando certo no mercado de trabalho (quando se trata da profissão)?

Anônimo disse...

Bem Lisa acho q quem tem " um projeto de vida " desde cedo já saiu na frente de tds os demais...e entendo isto como VOCAÇÃO...Palavra mágica para mim!Sempre tive " inveja" de quem tinha sua vocação escancarada desde cedo ( meu irmão, por ex.)
Eu fui a pessoa mais eclética possível....de tenista a pianista,atriz...etc...etc...Alguns achqm q enriqueci minha vida!!!!!