quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Reorientação profissional

Já que estamos falando sobre satisfação na profissão escolhida, questionamentos, insatisfação, etc. resolvi falar um pouco sobre a REORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, trabalho que acho que ainda muitos desconhecem.
Bem, a reorientação profissional trata-se de um processo de orientação para aqueles que já escolheram um caminho profissional, mas no entanto não estão satisfeitos. Visa auxiliar a pessoa, neste caso não mais o adolescente, mas sim o adulto, a redirecionar sua escolha, ou simplesmente a área dentro de uma determinada profissão.
Diferentemente do adolescente que está fazendo a primeira escolha profissional na vida e não tem nada a perder, o adulto, geralmente, já possui responsabilidades, autonomia, família para sustentar, etc., o que torna o processo mais complicado e, por vezes, mais doloroso, exigindo até mesmo um apoio psicológico.
Não é fácil ser executivo numa empresa, ganhar super bem, porém sentir-se infeliz com o dia-a-dia estressante e tomar a decisão de largar toda essa segurança por um grande sonho: tornar-se professor de ioga e sentir-se "completo"!
A reorientação profissional também vem sendo muito utilizada no trabalho com pessoas aposentadas que desejam continuar na vida ativa.
Afinal, a escolha profissional não é apenas um momento pontual na adolescência, mas sim um percurso a construir ao longo da vida!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Continuando a apuração...

Quanto às pessoas que passaram por algum tipo de orientação vocacional (seja através de testes, seja através de um processo de técnicas), de um total de 16 respondentes, 8 disseram que foram beneficiados pela orientação, enquanto 8 disseram que não foram auxiliados. Que bom que, ao menos 8 dos 31 participantes da enquete foram beneficiados por um processo de orientação efetivo. No entanto, ainda acho esse número muito baixo, e lanço a seguinte questão: Você, hoje, está satisfeito com a sua escolha?
Esta nova enquete pode ser respondida por todos. Pode até mesmo servir como uma reflexão, já que às vezes nem paramos para pensar no que estamos fazendo, se estamos satisfeitos, felizes... às vezes seguir com a filosofia do Zeca Pagodinho "deixa a vida me levar, vida leva eu..." é mais fácil...
Mais uma vez, muito obrigada a todos que votarem! Continuem entrando, votando e deixando seus comentários, estou adorando!!!!