quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Reorientação profissional

Já que estamos falando sobre satisfação na profissão escolhida, questionamentos, insatisfação, etc. resolvi falar um pouco sobre a REORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, trabalho que acho que ainda muitos desconhecem.
Bem, a reorientação profissional trata-se de um processo de orientação para aqueles que já escolheram um caminho profissional, mas no entanto não estão satisfeitos. Visa auxiliar a pessoa, neste caso não mais o adolescente, mas sim o adulto, a redirecionar sua escolha, ou simplesmente a área dentro de uma determinada profissão.
Diferentemente do adolescente que está fazendo a primeira escolha profissional na vida e não tem nada a perder, o adulto, geralmente, já possui responsabilidades, autonomia, família para sustentar, etc., o que torna o processo mais complicado e, por vezes, mais doloroso, exigindo até mesmo um apoio psicológico.
Não é fácil ser executivo numa empresa, ganhar super bem, porém sentir-se infeliz com o dia-a-dia estressante e tomar a decisão de largar toda essa segurança por um grande sonho: tornar-se professor de ioga e sentir-se "completo"!
A reorientação profissional também vem sendo muito utilizada no trabalho com pessoas aposentadas que desejam continuar na vida ativa.
Afinal, a escolha profissional não é apenas um momento pontual na adolescência, mas sim um percurso a construir ao longo da vida!

4 comentários:

Anônimo disse...

Maria Elisa, o seu blog está muito interessante e acho que quando a pesquisa estiver terminada, muita gente com certeza vai poder se benificiar com a orientação/
reorientação vocacional capacitada que você certamente dará.
Boa sorte. Beijos tia Marilza

Anônimo disse...

Este segmento escolhido por você é muito importante. Por imaturitade ou falta de experiências, muitas pessoas iniciam um curso superior e no meio ou ao final, chegam a conclusão de que não era bem aquilo que desejavam. Frustação geral, interrupção momentânea, perda de recursos e preocupação da família. Receber orientação correta, de um bom profissional é muito importante. Sucesso, com a sua ESCOLHA.

Linda disse...

Elisa...acho oportuna essa matéria. Ao longo da vida muitas pessoas percebem que sua escolha profissional ocorreu pelo contexto ambiental..ou uma oportunidade ou força das situações de família e financeiras. Tive oportunidade de fazer uma reorientação profissional, tem pouco tempo a um homem que tem um cargo bem interessante dentro de uma empresa. Ele só procurou por ajuda porque parou para questionar seus objetivos. bBm após a testagem ele não mudou de profissão mas decidiu ficar em terapia...pois é muito dificil largar o sustento de uma familia pelo incerto, já na idade dele.. mas agora manten-se em terapia e vem aproveitando oportunidades de voluntariado que tem dado a ele uma vertente que o faz sentir mais coerente com o que gosta. Não é fácil!!! Parabéns amiga.
Idalinda

Anônimo disse...

Achei interessantíssimo o relato da psicóloga Idalinda sobre a experiência dela no caso citado. O homem achou uma maneira de "segurar a barra" no trabalho fazendo terapia e descobriu que poderia TAMBÉM fazer algo que o agradava. A vida nos apresenta muitas oportunidades. Quando não as encontramos, é muito importante o apoio de um psicólogo (a) para nos ajudar a "enxergar" além ... Um VIVA aos psicólogos!
Nadiege