segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Ainda sobre escolhas...

A Aline, futura orientadora profissional, abordou uma questão que é um tanto quanto desafiadora: quando escolhemos, não só optamos por alguma coisa, mas deixamos outras escolhas para trás, descartamos algo. E isso, realmente, não é nada fácil. Abrir mão de uma coisa por outra... quantas pessoas até adoecem por terem que tomar decisões, ou deixar algo para trás, optando por um outro caminho? (veio alguma situação pessoal à sua cabeça? à minha vieram várias!)

2 comentários:

Anônimo disse...

É verdade, considero que há um leque de atividades que nos chamam a atenção e que a grande dificuldade na escolha profissional,talvez na maioria das vezes, estaria mais ligada a existência de várias possibilidades do que a nenhuma. Descartar algumas por uma apenas, gera incerteza sobre o acerto dessa escolha, afinal há tantas coisas em jogo!O jovem sente-se incapaz de decidir. É necessário compreender esta dificuldade e buscar os meios para enfrentá-la através do processo de orientação vocacional. Investir na orientação vocacional é importantíssimo pois a insatisfação com a opção feita tem causado, entre outras consequências, a evasão significativa de alunos dos cursos de graduação.

Ricardo Carneiro disse...

Realmente interessante o foco abordado pela Aline, o abrir mão. A decisão tem que ser tomada agora, mas o futuro é incerto. Já passei por essa situação com empregos públicos. Acho que o importante é ter em mente que a decisão não tem que ser necessáriamente por toda a vida, principalmente quando se é jovem.