sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Como aumentar as dúvidas de alguém...

Ontem em uma pesquisa no Google encontrei por acaso um site que oferecia um teste vocacional de interesses, que prometia indicar sua área de maior interesse.
Como sempre descrente deste tipo de teste, resolvi fazer...
Assinalei todas as afirmativas pelas quais eu tinha interesse e qual não foi minha surpresa ao obter a seguinte resposta (algo do tipo):
Você tem inclinação para mais de uma área - grande inclinação para humanas, grande inclinação para biomédicas, médias inclinação para engenharia, média inclinação para artes e média inclinação para alguma outra área que nem me lembro.
Sendo que, cada área vinha acompanhada por uma série de sugestões de profissões.
Se eu sou uma adolescente e faço um teste desses para buscar algum esclarecimento, após ler essa resposta posso até mesmo pensar em suicídio.
Está bem, estou sendo um pouco dramática, mas será que isso pode mesmo ajudar alguém? Ou só atrapalhar???

5 comentários:

Anônimo disse...

Acho q se o teste é bem elaborado, sério, pode ajudar a quem está completamente perdido...mas acho q tds têm uma leve consciência sbr suas inclinações , tendências e o teste vai ampliar as possibilidades. O teste pode me dar arquitetura como profissão mas eu posso não estar disposta a encara a matemática q a carreira implica....

Anônimo disse...

Elisa, acho que atrapalha e, pior ainda, deixa o jovem que não tem conhecimento de como é uma Orientação Vocacional feita por profissional competente, descrente do resultado que possa obter. Nadiege

Anônimo disse...

Acredito que não haja embasamento técnico nesses testes de revistas, que não deveriam ser levados a sério. Na realidade eles atrapalham, como disse Nadiege.É importante que nas escolas os pais e alunos tenham conhecimento disso.

Anônimo disse...

Complementando o comentário que fiz anteriormente: há que se ter cuidado com as informações veiculadas na internet, elas podem ser excelentes , mas podem ser, até mesmo, perigosas.

Anônimo disse...

Os jóvens hoje estão mais maduros e se participam de um teste que dê tantas opções, vêem logo que não serve para definir nada. Não levam a sério. Mas se ao se testar vê que as respostas batem com suas afinidades, poderá trabalhar em cima deste resultado, tendo despertado dentro de si seus interesses e gostos. Ficará mais atento para confirmar suas tendências e fazer uma boa opção.
Estes testes não produzem um resultado definitivo e único, mas ajuda a dar cor ao que antes poderia estar aparentemente desforme. A resposta está dentro de si e é necessário um auto conhecimento. Bjs. Márcia Maria